sábado, 24 de abril de 2010

Piano falante

Muitos músicos concordam que o piano "fala" com suas lindas melodias e o feeling passado pelo intérprete. Porém o compositor australiano Peter Ablinger levou isso muito literalmente e conseguiu fazer um piano falar de verdade! Peter digitalizou a gravação de uma criança falando, convertendo as frequências da voz em MIDI, utilizando um software que Peter mesmo desenvolveu em Pd (Pure Data),
e programou um piano mecânico para reproduzir o som.




"Eu decompus essa fonografia, ou seja, a gravação de algo, no caso a voza voz, e, "pixels" individuais.
Se eu tivesse a possibilidade de renderizar numa resolução alta o sificiente (Que eu só consigo com um piano mecânico), então eu de fato, restauro um tipo de continuidade.
Então, com um pouco de prática, ajuda ou com legendas, conseguimos escutar uma voz humana em um piano". (Peter Ablinger)


O processo básico consiste simplesmente em:
  1. Converter o áudio de uma voz gravada em uma série de eventos MIDI, que Peter chama de "Pixels";
  2. Reproduzir o áudio do arquivo MIDI, e o piano executa as ações, simulando então uma voz humana.

O conteúdo do discurso feito pela criança e digitalizado pro piano é um trecho de "Proclamation of the European Environmental Criminal Court" lido em World Venice Forum 2009.


Acredito que devemos lembrar que todo som é produzido por uma vibração que emite uma frequência sonora com suas ondas. Porém, digitalizar uma voz com um instrumento de teclas é algo deveras complicado, considerando que a voz humana em sí trabalha em conjunto com vários fatores, como a boca, língua e as cordas vocais, e o piano possui somente as teclas com suas respectivas notas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.