domingo, 9 de maio de 2010

Tipos de encordamentos

Embora pouca gente sabe, as cordas utilizadas no intrumento pode mudar e muito o som a ser produzido, isso depende do calibre das cordas, do material e até do formato do encapamento!
A escolha do encordamento correto pode te ajudar a buscar o som que procura para seu instrumento, e aqui vai algumas dicas para vocês!


Calibres...

Encordamentos de guitarra podem vir em calibres que vão do .008 até o .013, e encordamentos de baixo de .040, .045 e .050.
Encordamentos de calibre .008 são cordas leves e facilitam muito o uso de Bends, o .009 é considerado o "padrão" para cordas de guitarra.
Encordamentos mais pesados vêm com a corda G (Sol) encapada e são mais utilizados para tocar em afinações mais baixas.
Quanto mais pesado (Grosso) for o encordamento, maior tensão será exercida para se conseguir a mesma afinação (Mi como padrão). Assim sendo, a digitação das notas será mais dificil.
Porém, encordamentos pesados proporcionam um timbre mais encorpado.


Materiais...

O material das cordas fará muita diferença no timbre, os materiais utilizados na construção de uma corda geralmente são: aço, bronze, cobre, latão, níquel e até mesmo prata para guitarras elétricas, aço e nylon para violões, que podem vir com uma camada de seda ou algodão.
Encordamentos de latão, bronze e cobre dão um timbre bastante "metálico" e são utilizados em guitarras acústicas, já cordas de níquel proporcionam um timbre mais "aveludado" em comparação com outras.

Uma corda se divide em duas partes, o "núcleo" e a "capa exterior".
O núcleo (Que também pode ser chamado de "Alma") geralmente é de algum metal tal como o níquel, nylon ou fibras de seda ou algodão.
A capa exterior pode ser feita de aço, cobre, bronze ou prata.
Alguns instrumentos utilizam cordas inteiramente trançadas, sem núcleo.

(Como curiosidade, para alguns instrumentos também são feitos encordamentos com tripas de animais e cabelo ou crina.)


Encapamento (Capa exterior)...

Em geral temos três tipos de capas exteriores a escolha, cada tipo de encapamento vai lhe proporcionar não só um som diferente, mas também uma pegada diferente.
Veremos abaixo as características de cada tipo de encapamento.










Roundwound











O encordamento Roundwound é considerado o encordamento padrão e lhe proporciona um som cheio com bastante sustain.
Porém a superfície das cordas roundwound produzem ruídos indesejados quando o músico desliza os dedos pelas cordas (O mesmo som também é usado de modo criativo e proposital).
Encordamentos roundwound também danificam a escala e os trastes do instrumento com o tempo.











Flatwound











Cordas com acabamento Flatwound tem a capa exterior achatada, mas levemente arredondada nas bordas, e o som produzido é mais suave e menos "brilhante" se comparado aos encordamentos Roundwound.
Devido a sua superficie achatada sua pegada é mais macia e confortável, e os ruídos produzidos pela fricção com os dedos é bastante reduzida, assim como os danos que podem ser causados na escala e nos trastes.
Encordamentos Flatwound tem uma vida útil mais longa pois os sulcos são menores, evitando assim sujeira e
oleosidade.








 
 
 
Groundwound










Também podendo ser chamado de Halfwound ou Pressurewound, o encordamento Groundwound é uma mistura entre o Roundwund e o Flatwound, o resultado dessa mistura é as características proporcionadas pela Roundwound com a pegada macia e confortável das Flatwounds, como bônus os ruídos indesejados são diminuidos e os danos causados na escala e nos trastes também.
Na fabricação dos encordamentos Groundwound, Cordas de acabamento Roundwound são lixadas e polidas ou simplesmente "apertar" a corda até que sua superfície se achate.
Desse modo, o acabamento Roundwound acaba perdendo cerca de metade de sua espessura, para compensar isso são utilizados núcleos de maior calibre.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Núcleos...
 
Como visto anteriormente, o núcleo pode ser feito de diferentes materiais, porém o formato também pode mudar, além do núcleo normal existe o núcleo Hexcore.
 
 
O núcleo Hexcore é um núcleo com formato hexagonal que evita que a capa exterior escorregue pelo núcleo. O formato Hexcore é mais utilizado com encapamentos Roundwound, pois é o acabamento que mais sofre com esse problema de movimentação em relação ao núcleo.
 

Hexwound











Um encordamento de acabamento Hexwound melhora o timbre do intrumento devido a grande pressão da capa exterior no núcleo, porém sua pegada é menos confortável aos dedos e os danos causados na escala e nos trastes é ainda maior que em encordamentos Roundwound por causa de seu formato hexagonal.
O uso de cordas com acabamento Hexwound
 
 
 
Mas assim como em qualquer mercado, sempre virão novidades e inovações.
Assim como esses encordamentos coloridos:





 


Lembre-se que caso queria mudar o calibre de suas cordas o ideal é levar seu instrumento para um luthier ajusta-lo para a tensão do novo encordamento, e mesmo encordamentos do mesmo calibre e material podem ser diferentes por serem de marcas diferentes.

Espero que essas dicas foram de ajuda, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.