domingo, 8 de agosto de 2010

Games e Trilhas sonoras

Estou tendo a oportunidade de compor a trilha sonora de um game, e achei interessante compartilhar com os leitores minha experiência.
Compor para uma trilha sonora não é simplesmente compor uma canção, é preciso captar o momento, o cllima, o ambiente em que a música será tocada e fazer com que ela se encaixe com as imagens, cenários, com a história, etc.
Imagine um filme de terror tocando Britney Spears no momento que um fantasma aparecerá na tela, ou "Bonde do Tigrão" quando o mocinho beija a mocinha em um filme romântico. Iria parecer mais um filme de comédia, e daqueles bem ruinzinhos...
A trilha sonora tem o poder de deixar o jogador mais atento em uma cena de suspense num jogo de terror, deixar uma batalha épica ainda mais épica, como na batalha final do game Final Fantasy VII no vídeo a seguir:


Dar certa angústia, aquele aperto no coração em uma cena triste:




Cada momento do game ou filme, a música precisa expressar o clima e se encaixar com as imagens, mas como? Em geral, é necessário tem bom senso musical para saber o que compor e como, por outro lado, conhecimento teórico (o básico para qualquer compositor). Geralmente as escalas musicas tem uma característica própria, com uma escala menor por exemplo, o compositor conseguirá criar uma melodia mais triste melancólica, já com uma escala diminuta, o compositor tem o poder de dar um clima de tensão pelos seus intervalos de terça menor e quinta diminuta (é óbvio que não é uma regra, você não dependerá somente da escala diminuta para criar um clima de tensão), além é claro, de escalas exóticas para um cenário egípcio ou medieval, por exemplo:


Alguns jogos possuem uma trilha sonora que dispensam comentários, como é o caso de Metal Gear Solid:


Outras são tão marcantes que nos fazem lembrar da infância, quem não lembra do Mario? (Que Mario?):


Ou de Sonic:


Cada momento do jogo exige uma música diferente, como por exemplo, quando o jogador vence a partida temos a Fanfare, que é a música de comemoração, veja o exemplo no vídeo a seguir:


E a música de Game Over quando o jogador perde a partida:


Bônus! Confira também o Top-5 das melhores músicas de Game Over:


Mas não é somente a trilha sonora que faz sua mágica, os efeitos sonoros também tem sua importância! Imagine um som de vento e gritos agonizantes num clima de terror por exemplo, confira o vídeo:


Muitas vezes nem sabemos o porque uma cena parece tão legal, mas tente tirar a trilha sonora e os efeitos para ver o resultado, a cena ficará vazia, sem vida e sem graça.
Como neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=pIKWWxTqA9o

Mas criar os efeitos sonoros é uma tarefa dificil e exige até mesmo certa criatividade, veja uma prévia de como foram criados os efeitos de Final Fantasy XIII:


Essa foi uma introdução ao assunto trilha sonora, nos próximos posts irei abordar mais sobre trilhas e efeitos sonoros, com dicas de composição, gravação e muito mais.
Dessa vez é só, espero que tenham gostado. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.