sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Hamsters compositores

Sim, você não leu errado! Este projeto foi inicialmente fundado com o intuito de explorar o protocolo MIDI, decidindo então que isso seria possível criando um dispositivo MIDI específico.
Levy Lorenzo, o criador do projeto queria fazer algo nunca feito antes, mas para balancear a idéia maluca, também queria fazer algo que fosse de grande musicalidade.
depois de muita consideração em diferentes designs técnicos e idéias musicais, Lorenzo foi capaz de criar o projeto que realizaria seus objetivos musicais e de engenharia, um sequenciador MIDI inteligente foi desenvolvido para ser controlado por hamsters.


Esse sequenciador produz melodias manipulando elementos musicais de ritmos e escolha de notas, guiado por informações baseadas nos movimentos dos hamsters.
Foram utilizadas cadeias de Markov para computar as batidas e  as notas. O sistema suporta 3 vozes simultâneas, gerando 3 oitavas diferentes com 3 pistas de ritmo.
Cada voz é controlada por 2 hamsters: Um modificando a qualidade rítmica da melodia, e outro modificando a sequência das notas. Com todos esses elementos combinados, é produzido uma canção de qualidade muito musical, tratando-se de "composições" feitas por hamsters.



O feito é realizado utilizando um microcontrolador Atmel Mega32, sensores de distância, um controlador MIDI desenvolvido especialmente para hamsters e 6 hamsters, dois para cada pista de áudio.

Se até mesmo hamster podem compor canções, veja que qualquer um pode! (Se bem que tem muitos por aí que não conseguem nem metade do que esses hamsters são capazes... Vide funk carioca e similares)
Espero que tenham curtido, até mais!

Fonte: http://instruct1.cit.cornell.edu/courses/eceprojectsland/STUDENTPROJ/2002to2003/lil2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.