terça-feira, 26 de outubro de 2010

Eric Clapton e seu timbre "woman tone"

Eric Clapton, guitarrista e compositor britânico apelidado de "slowhand" e considerado por muitos um dos melhores guitarristas do mundo, foi capaz de criar um timbre tão único, que este precisava de um nome. Foi batizado então de Woman tone, nome utilizado para se referir ao timbre que Eric Clapton conseguia com sua Gibson SG e seu amplificador Marshall.
Conhecido principalmente pela música "Sunshine of your love" da banda Cream, o timbre característico de Clapton é distorcido, mas ao mesmo tempo abafado, contrastando com a distorção "brilhante" que outros guitarristas utilizavam na época. Muitos guitarristas tentaram reproduzir seu timbre, mas a grande maioria sem sucesso. E muitos guitarristas até hoje tem dificuldade em reproduzir seu timbre com tamanha perfeição.

Escute um exemplo do woman tone na música "Sunshine of your love":


Para reproduzir o timbre Woman tone, Clapton utilizava o captador do braço de sua Gibson SG (e mais tarde, uma Les Paul durante a gravação do álbum "Disraeli Gears") com um encordamento pesado, e seu amplificador Marshal em volume máximo, assim como toda a equalização do mesmo (graves, médios e agudos - Bass, midrange e Treble), porém basta usar os graves mais altos (Exemplo: Graves=8, Médios=6 Agudos=5). O volume de sua guitarra e o nível de distorção também são colocados ao máximo, e o knob tone de sua guitarra em zero ou um. Algumas versões de seu timbre também envolvia um posicionamento estratégico de seu wah-wah. (Dependendo da ordem que você utiliza seus pedais seu timbre muda, imagine um reverb seguido de distorção e vice-versa, no 1º exemplo o timbre de sua guitarra passa por reverberação e em seguida recebe a distorção chegando então ao amplificador, no 2º exemplo o timbre da guitarra receberá distorção para depois passar por reverberação e chegar ao amplificador).

Veja a entrevista gravada em 1968 de Clapton, em que ele comenta seu timbre:



Espero que tenham curtido mais esse post, até a próxima.
e Feliz dia do músico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.