domingo, 23 de janeiro de 2011

Steve Vai's Weird noises - Barulhos estranhos na guitarra (Por: Steve Vai)

Nesta aula, Steve Vai dá exemplos de estranhos - e às vezes engraçados - barulhos que você pode conseguir com sua guitarra.
O esforço para se tornar um guitarrista que chama a atenção irá exigir uma certa quantia de "chiados" e "estouros" inesperados vindos de seu instrumento.
Isto pode ser efetivo para chamar a atenção, mas se usado demais, pode deixar sua performance exagerada demais, com muita frescurinha no lugar de técnica.
Alguns desses sons irão precisar de um certo tipo de amplificador e pedais, mas basicamente, tudo que você irá precisar é de uma guitarra com alavanca.

  1. Toque a corda Mi grave e abaixe a alavanca ao máximo, agora toque novamente a corda.
  2. Toque a corda Mi grave e abaixe a alavanca ao máximo, deixe a corda tocar nos captadores. Vá abaixando e levantando a alavanca, de modo que a corda encoste e se solte dos captadores.
  3. Abaixe a alavanca, e faça um harmônico na 5ª casa da corda G (Ou qualquer outro que soe bem para você). Mova a alavanca rapidamente para baixo e logo em seguida solte a alavanca (Ou levante-a, caso esteja usando uma Floyd Rose).
  4. Vire a alavanca para trás, cerca de 180º de onde você costuma usá-la. Com o punho, bata no corpo da guitarra o mais forte que puder, em seguida toque uma nota. Este efeito faz com que a nota soe como um vibrato em altíssima velocidade. Isso provavelmente não vai ser bom para sua guitarra, mas soa muito bem.
  5. Com a unha do seu dedo médio da mão direita, puxe a corda B para baixo,  fora do braço. Agora mova o dedo pelo braço do instrumento, você deve cnseguir um grito muito legal vindo de sua guitarra. Esta técnica pode ser feita com a corda G também. Porém, não é dificil arruinar sua unha.
  6. Com o dedo médio da sua mão direita, toque uma nota na corda G, agora deslize o dedo para baixo (Em direção á ponte do instrumento), continue deslizando até que seu dedo saia da escala. Continue com força, até que os captadores gritem. Que divertido, parece que há pequenos animais saindo de sua guitarra.
  7. Dedilhe as cordas atrás do nut do instrumento. Porém, se você estiver usando um locking nut travado, ou um capotraste, esse efeito não irá funcionar.
  8. Agora tente fazer um bend, aperte a corda G por trás do nut, até alcançar a nota A.
  9. Se o sistema de vibrato de sua guitarra
  10. Grite nos captadores de sua guitarra.
  11. Tire o cabo de sua guitarra e toque com sua língua.
  12. Bata nas cordas com o cabo de sua guitarra.
  13. Faça um bending na nota mais aguda até que a corda quebre.
  14. Deslize sua palheta pela corda.
  15. Se você fizer o exemplo acima várias vezes, sua palheta estará com as bordas danificadas. Isso vai proporcionar novos efeitos, tais como:
    a) Esfregue a borda danificada da palheta na corda, enquanto toca alguma nota na mesma.
    b) tente tocar a 5ª casa da corda G. Com a borda gasta da palheta, esfregue rapidamente a 7ª casa. 

Lembrando que o texto é do guitarrista Steve Vai, e como ele é louco o blog Guitarra & Música não irá se responsabilizar pelos danos causados ao seu instrumento, qualquer coisa, reclame com Steve Vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.