quinta-feira, 31 de março de 2011

Influência Guitarra & Música: Ritchie Blackmore

Inaugurando mais uma nova seção do blog, o Influência Guitarra & Música vai listar uma série de músicos que servem de influência e inspiração para todos os tipos de músicos, seja por sua técnica, musicalidade, pegada, enfim...
E hoje inauguramos esta seção com o guitarrista britânico Richard Hugh Blackmore (14 de abril de 1945), mais conhecido como Ritchie Blackmore.

Blackmore é até hoje considerado um dos melhores guitarristas do mundo, mais conhecido pelo seu trabalho no Deep Purple, Ritchie Blackmore já tocou em sua própria banda Rainbow ao lado de Dio, e também com a sua banda Blackmore's Night ao lado de sua atual mulher Candice Night, tocando música folclórica/renascentista com influências medievais. provando ao mundo sua capacidade musical com suas composições.




Vamos conhecer mais os projetos de Ritchie Blackmore:

Deep Purple: "Smoke on the water"


Rainbow: "Gates of Babylon"


Rainbow: "Stargazer"


Blackmore's Night: "Crowning of the king"


Blackmore's Night: "3 black crows"


Durante os anos de Deep Purple e Rainbow, Blackmore usava quase exclusivamente uma Fender Stratocaster, e foi um dos primeiros a utilizar uma guitarra com o braço escalopado.
Blackmore é o responsável por um dos Riffs mais conhecido do mundo, o riff de "Smoke on the water", onde o músico não utiliza uma palheta pra tocar o riff, ele toca puxando as cordas com os dedos polegar e indicador.
É comum Blackmore colocar a palheta na boca durante as apresentações para tocar com os dedos.
Em seus solos, Blackmore combina escalas pentatônicas de blues e fraseados com escalas dominante menor e influências de música clássica européia.
Blackmore tem como suas maiores influências Beethoven, Vivaldi e Paganini.
E foi responsável por influenciar diversos guitarristas do mundo todo, entre eles:
Adrian Smith (Iron Maiden), Craig Goldy, Joe Stump, John Sykes (Thin Lizzy, Whitesnake), Kirk Hammett (Metallica), Steve Vai e Yngwie Malmsteen.

Fonte: Wikipedia

Espero que tenham curtido as informações, e se Ritchie Blackmore ainda não for uma influência para você, pare e escute suas músicas, ainda têm tempo para você mudar de idéia!
Até a próxima!

5 comentários:

  1. Olá,
    faço parte da organização do BMW Jazz Festival e gostaria de entrar em contato com vc a respeito do festival. poderia me mandar um email?
    ralston123@gmail.com
    obrigada
    carol

    ResponderExcluir
  2. Vejo muito pouco de Ritchie Blackomre em John Sykes (que e claramente influenciado por Gary Moore) e Adrian Smith (que e claramente influenciado por Michael Schenker).

    ResponderExcluir
  3. blackmore esta alem de todos dessa epoca

    ResponderExcluir
  4. é o renassentista do Hard Rock
    e agradessa ele por isso

    ResponderExcluir
  5. O estilo Blackmore é raro de se ver,Y.Malmsteen e um dos guitarristas do Helloween que parecem um pouco.

    ResponderExcluir

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.