terça-feira, 22 de março de 2011

YouTube Symphony - A Orquestra sinfônica do YouTube

A orquestra sinfônica do YouTube é formada por músicos de todo o mundo, e conta com a parceria da orquestra sinfônica de Londres. Lançada em 2008, a orquestra sinfônica do YouTube foi a primeira orquestra online a ser realizada.

O primeiro concerto ocorreu em 2009, e músicos de todo o mundo participaram das audições postando vídeos executando a peça "Internet Symphony No. 1 'Eroica" composta por Tan Dun. Como não foi especificado nenhum instrumento nas partituras, os músicos simplesmente tocavam a canção com seu instrumento, apenas respeitando a partitura. Os juízes selecionaram os finalistas, que também foram selecionados pelos votos que recebiam no YouTube.
Os vencedores, em sua maioria músicos amadores, foram convidados a viajar para Nova York, onde se apresentaram no Carnegie Hall, sob a direção de Michael Tilson Thomas.

Em outubro de 2010 foi anunciado que haveria uma segunda sinfonia, desta vez com uma apresentação na famosa Sydney Opera House, a casa de ópera de Sydney. Michael Thomas dirigiu novamente o concerto, desta vez, com a sinfonia intitulada "Mothership", com os músicos improvisando junto com a orquestra.
A apresentação ocorreu dia 20 de março de 2011, contando com 101 músicos de 30 países diferentes e pode ser visto pelo YouTube. Segue o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.