segunda-feira, 25 de abril de 2011

Plágios musicais e o uso de "Samplers"

Há pouco tempo atrás houve uma discussão pelo Twitter entre os músicos do Angra, Kiko Loureiro e Felipe Andreoli e o "cantor" de axé, Léo Santana do Parangolé, que havia usado o riff de Nova era, música do Angra, em uma das "músicas" do grupo Parangolé.

Entre as mensagens trocadas, Kiko Loureiro diz: "Podem até usar os riffs, mas façam música boa com eles", "Os caras querem zoar geral... que vergonha!", "@bandaparangole- Tomba ae Tomba. Absurdo! Cara de pau! Que feio os Parangolés roubando músicas dos outros".
Enquanto isso Felipe Andreoli diz: "Esses aí meteram ficha na cara de pau hein...puta merda...rs", "@OLeoSantana como faz com a sua "menção não autorizada" à música do Angra, meu querido? http://goo.gl/kVkkO".

E o "cantorLéo Santana
chama os plagiados de ignorante, como na mensagem a seguir: "Só tem ignorante aqui!rs falei tem 4 anos que o compositor levou essa música lá!morde as costas vcs pow.kakakakak".
e diz querer plagear mais como disse na mensagem: "Vou até falar com os parceiros pra ouvir mais Angra pra copiar mais ainda.gostei do plagio de tomba ê!rsr".

Confiram o plágio:


E há algum tempo atrás, o guitarrista Joe Satriani acusou a banda Coldplay de plagear a música "If i could fly" na música "Viva la vida".

Joe Satriani: If i could fly


Coldplay: Viva la vida


O brasileiro Marc Ferr plagiou a música "Wasting love" da banda de Heavy Metal Iron Maiden, com a música "Die for love".

Iron Maiden: Wasting love


Marc Ferr: Die For Love


Black Eyed Peas é um grupo que utiliza muito de plágios samplers, uma dessas músicas é "The time", plágio da música tema do filme Dirty dancing. (Para quem não sabe, samplear uma música consiste em utilizar a base de uma canção já conhecida e cantar sua própria versão dela por cima, basicamente, significa um plágio com nome chique).

Dirty Dancing theme


Black Eyed Peas: The time (Dirty bit)


Já o rapper Eminem obteve autorização para plagiar samplear a canção "Dream on", da banda Aerosmith,
com a música "Sing for the moment". Confira:

Aerosmith: Dream on


Eminem: Sing for the moment


Queen: Under pressure


Vanilla Ice: Ice ice baby


Pois é, lembram-se que já houve um tempo em que era necessário compor para se fazer música?
Pois agora isso nem sequer é preciso, basta copiar, como vimos nos exemplos acima...
Agora me pergunto... Porque?! Seria preguiça de compor? Falta de estudos e conhecimento musical? Simples falta de criatividade? (...)

Confiram o post Covers toscos e bizarros para mais músicas copiadas.
Até a próxima!

2 comentários:

  1. a musica barracuda usa a bateria dobrada do led na musica achilles

    ResponderExcluir
  2. Pois é e ninguém comenta sobre os ínúmeros plágios vergonhosos do Led Zeppelin. Tudo comprovado.

    ResponderExcluir

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.