terça-feira, 31 de maio de 2011

Música nas escolas

A partir de agosto de 2011, estará valendo no brasil a lei nº 11.769, que determina a obrigatoriedade do ensino de música em todas as escolas do país.

Muitos ainda se perguntam "O que isso vai ajudar na educação dos alunos?"
É evidente que aprender música não vai ajudar os alunos à aprender geografia, ou história.
Porém, isso é um grande avanço na música para o nosso país, ou seja, vai ajudar e muito na educação dos alunos, e na melhor das hipóteses até mesmo pro futuro da qualidade musical do Brasil
(Quem aí não aguenta mais esses funks?).

Enquanto em países asiáticos as crianças tocam isso:


Aqui no Brasil, as crianças "cantam" isso:


Interessante saber também que há várias décadas que outros países já achavam a música algo importante de se aprender na escola, e que em muitos países, música é uma matéria obrigatória.
Enquanto isso aqui no brasil temos que ficar aturando funks de pivetinhos que nem sabem o que significam uma tríade "cantando" coisas sem noção do tipo "Tô com fome, quero leite" ou coisas ainda mais vulgares e sem conteúdo... Lamentável...

Enquanto nas escolas e universidades gringas os alunos fazem isso:






Nas escolas do Brasil, os alunos fazem isso:


E outras coisas que não posso comentar aqui, pois este é um blog para todas as idades.

Acredito que muitos de vocês já se depararam com bandas que possuiam péssimos músicos, "cantores" que participavam sem saber cantar, pensando que cantar é só "falar em rítmo", e guitarristas que mal sabiam fazer palm-mute.
Num futuro próximo isso pode mudar, já que a grande maioria vai saber ao menos um pouco de teoria musical, ao contrário de hoje, que qualquer um pode "compor" um funk sem sentido no computador por que não entendem de música (Maldita inclusão digital!).

"O objetivo não é formar músicos mas garantir uma formação artística mais aprofundada, de crianças mais inteligentes" (Fernanda Abreu)


Para maiores informações acesse: http://educarparacrescer.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.