sexta-feira, 20 de maio de 2011

Regulagem e ajuste de oitavas (Pontes fixas)

Ao contrário das pontes Floyd Rose, regular uma guitarra de ponte fixa é muito mais simples, ocasionando menos dores de cabeça para quem for realizar o trabalho.

Primeiramente, basta você afinar sua guitarra normalmente, usando um afinador eletrônico.
Em seguida, veja se o 12º traste está afinado corretamente como a corda solta que você acabou de afinar.
Caso a afinação do 12º traste não bata com a afinação da corda solta, significa que a oitava está fora.

Se o tom da 12ª casa estiver acima da corda solta, traga o saddle (Carrinho) um pouco para trás usando uma chave philips (Quanto mais para trás estiver o saddle, a oitava ficará mais grave).
Se o tom da 12ª casa estiver abaixo da corda solta, traga o saddle (Carrinho) um pouco para frente usando uma chave philips (Quanto mais para frente estiver o saddle, a oitava ficará mais aguda).

Em seguida, verifique também a afinação do 24º traste (ou o 19º traste).
Repita esses procedimentos em todas as cordas, até que todas estejam reguladas.

Pronto! Sua guitarra está regulada!
Fácil, não?

Caso sua guitarra possui ponte Floyd Rose, acesse o link
Regulagem e ajuste de oitavas (Pontes Floyd Rose).

5 comentários:

  1. E quando a 12 estiver acima e o sandle estiver no maximo para trás, ou seja acabou grudada na mola e continua nota acima, o que pode ser? tensor?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Procure deixar o saddle mais para frente antes de iniciar a regulagem, e lembre-se de continuar afinando a guitarra em todas as etapas da regulagem.

    O tensor pode afetar uma regulagem bem feita, se for o caso, aconselho levar o instrumento à um luthier.

    Boa sorte, até.

    ResponderExcluir
  3. d.g.m. e sobre a altura dos carrinhos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende de sua preferência. Caso prefira as cordas baixas, basta abaixá-los sem deixar que ocorra trastejamento.

      Excluir
  4. Se eu mudar a afinação da guitarra ( 1/2 tom - Eb ou 1 tom D) é preciso regular novamente as oitavas?

    ResponderExcluir

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.