quarta-feira, 6 de julho de 2011

Influência Guitarra & Música: Jan Akkerman

Novamente trazendo à vocês a seção Influência Guitarra & Música, desta vez iremos falar do grande guitarrista Jan Akkerman.

Nascido em 24 de dezembro de 1946 em Amsterdã, Holanda. Jan Akkerman foi o guitarrista da consagrada banda de rock progressivo Focus.

Akkerman começou a ter aulas de violão aos cinco anos de idade, e aos dezoito lançou seu primeiro single (música de trabalho).

Akkerman participou de bandas como Johnny and his Cellar Rockers, The Hunters, Brainbox e Thijs Van Leer Trio em 1969, o que depois veio a se tornar o Focus, conhecido mundialmente.

Em 1973, Jan Akkerman foi considerado o melhor guitarrista do mundo, e chegou a lançar uma guitarra modelo signature levando seu nome.

Akkerman deixou o Focus em 1976 para seguir carreira solo, colaborando com o trabalho de outros músicos e contribuindo também com seu ex-parceiro de banda, Kaz Lux da banda Brainbox.
Uma reunião com Van Leer ocorreu em 1985, mas sem sucesso.

Akkerman já tocou ao lado de nomes como: Vlatko Stefanovski, Alan Price, Herman Brood, Peter Banks, Charlie Byrd, Ice-T, Paco De Lucia, B.B. King e Jimi Hendrix.
E escreve artigos para a revista holandesa especializada em guitarras, Gitaar Plus.

Atualmente, Jan Akkerman não considera a possibilidade de uma nova reunião com seu antigo parceiro de banda, Van Leer.

Akkerman esteve no Brasil em 2010 para fazer shows e workshops, onde Akkerman falou sobre suas influências clássicas, como ele influenciou o uso de captadores elétricos em guitarras, e puderam escutar no show ele tocando clássicos do Focus em versões repaginadas, e até mesmo ver outros guitarristas famosos no local, já que só foram músicos assistir ao espetáculo.

Agora chega de falar, vamos escutar um pouco do trabalho desse grande músico.

Focus - Hocus Pocus


Jan Akkerman - Hocus Pocus acústico


Focus - Sylvia


Jan Akkerman - Sylvia acústico


Jan Akkerman - Palace of the king


Jan Akkerman e Paco de Lucia


Jan Akkerman - São Paulo 2010 (Improvisação que Akkerman apelidou de São Paulo 2010)


Quem se interessar pelo som de Jan Akkerman, ou quiser novas influências musicais boas e com musicalidade, recomendo ir atrás de mais material de Akkerman, não irão se arrepender.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.