sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"BlueJay" Greenberg, o gênio musical do século XXI. Parte 1

"Estamos falando de um prodígio ao nível dos maiores prodígios da história na área da composição, como Mozart, Mendelssohn e Saint-Saëns. Se Jay estivesse aqui agora, enquanto falamos, poderia estar a compor uma sonata para piano em 25 minutos, à nossa frente e seria uma grande obra musical. É um fenômeno raro! Para compôr é preciso saber as notas de cada instrumento, o ritmo, as entradas, etc. Como compôr para harpa e oboé? Ter a certeza de que não é para tocar no piano, etc. É preciso dominar centenas de milhares de bits de informação para compor uma peça musical."
Sam Zyman – compositor (em entrevista)


Jay "Bluejay" Greenberg, nasceu em New Haven, Connecticut, a 13 de Dezembro de 1991. Aos dois anos de idade já desenhava notas musicais, violoncelos e outros instrumentos musicais, e sem saber ler escreveu a palavra “Celo”. Surpreendidos, seus pais levaram-no a uma loja de instrumentos musicais e arranjaram-lhe o seu primeiro violoncelo, em que ele começou a tocar como se conhecesse o instrumento há anos.
No ensino fundamental passava as aulas escrevendo partituras sem dar atenção às matérias. Os pais foram chamados várias vezes à escola, para reuniões de urgência, devido ao comportamento "problemático" da criança.
Aos 10 anos de idade entrou para um dos mais consagrados conservatórios de música, o Julliard em New York.
Aos 12, a sua obra "The Storm" foi tocada pela New Haven Symphony em Connecticut. Escreveu cada nota para todos os instrumentos em poucas horas.
Aos 13 anos já tinha escrito 5 sinfonias.
Ficou mundialmente conhecido após uma entrevista ao programa "60 Minutes" em 2004, aos 12 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.