segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Como cuidar das cordas da guitarra

As cordas de uma guitarra devem ser trocadas periódicamente, algumas pessoas trocam as cordas uma vez a cada 2 meses, 3 meses, um ano, ou até mesmo uma ou duas vezes por mês.

Isso depende do modo que o guitarrista trata as cordas, do próprio guitarrista, já que se a mão da pessoa transpirar muito, a oxidação das cordas irá acontecer de forma muito mais rápida, e pode depender até mesmo do local onde o instrumento se encontra, devido a humidade.

Para evitar que as cordas oxidem (enferrugem), é necessário deixar sua guitarra no case (ou bag) enquanto não estiver sendo tocada. Sempre depois de tocar, limpe as cordas com algum pano ou flanelinha que não deixe fiapos na mesma, e periódicamente, faça a limpeza utilizando WD-40 em um pano, para evitar a oxidação.

Existem óleos específicos para o tratamento de cordas de guitarra, que devem ser usados no lugar do WD-40 (que serve mais como um bom quebra-galho).

Para as cordas de baixo, existe a dica de "cozinhar" as cordas depois de velhas.
Sim, o "cozimento" das cordas de baixo fazem com que as mesmas aguentem mais um tempo sem que sejam trocadas.

Receita:
  • ½ litro de água
  • 4 a 6 cordas de baixo
  • Tempero à gosto (alguns baixistas colocam detergente neutro, limão, ou outros "condimentos" para auxiliar a limpeza das cordas)
Cordas de Baixo depois de cozidas
Modo de preparo:
Coloque a água dentro de uma panela, coloque a panela no fogo e ferva a água (até começar a sair bolhinhas da água), depois faça enroladinhos de encordamento e coloque as cordas na água.
Tempere à gosto e deixe ferver por uns 10 a 20 minutos.

Observações:
Este método não irá salvar a oxidação de suas cordas, e as mesmas irão perder o brilho depois de "cozidas", ou seja, só utilize o método como um quebra-galho em momento de desespero.

(O Guitarra & Música não se responsabiliza se a receita não ficar boa)

Confiram a postagem : Tipos de encordamentos para mais informações sobre cordas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.