quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Como eram feitas as trilhas sonoras de games

Em 1993, não havia a tecnologia que temos hoje em nossas mãos, e este vídeo mostra como foi o processo de gravação da trilha sonora do jogo Iron Helix.

Hoje só precisamos de um computador para criar trilhas orquestradas, mas como mostra o vídeo, antigamente eram necessários vários computadores Mac, interface MIDI ligados por vários cabos, para processamento do sinal vindo dos teclados sintetizadores.




















O mesmo método também foi utilizado para os efeitos sonoros do jogo.
Como também é dito no final do vídeo, hoje qualquer pessoa consegue fazer uma gravação deste tipo em seu computador pessoal, e ainda checar e-mails ao mesmo tempo, sem problemas.

Vale ressaltar também, que antigamente, os jogos não passavam de poucos MBs, ou seja, um jogo completo ocupava menos espaço do que uma música que você tenha em seu computador. Também por esse motivo, as músicas eram feitas digitalmente, com o uso de MIDI.

Hoje temos jogos gravados em DVDs e Blu-Rays, com vários GBs, e as trilhas podem ser feitas de forma orquestrada (Sim, por uma orquestra de verdade), e em muitos casos, são músicas já conhecidas, de seus artistas favoritos, como é o caso de por exemplo, Tony Hawk Pro Skater, e Grand Theft Auto: Vice City.

Um comentário:

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.