segunda-feira, 28 de novembro de 2011

How it's made: Como é feito um piano?

Você já parou pra pensar em como um piano é feito?
A série How it's made do Discovery Channel mostra pra gente o processo de fabricação de um piano da marca Mason & Hamlin, confiram (Inglês):




















Várias camadas de madeira são posicionadas em uma "forma" com o formato do piano até que a cola seque, em seguida, a madeira é levada para uma sala, onde fica por 30 dias, para que a madeira seque ainda mais.

O próximo passo é criar a estrutura do piano e colocar o tensor, para reforçar a armação.
Em seguida é colocado o quadro de ressonância, que irá funcionar como o "amplificador" do piano, e as duas pontes, onde são colocadas as cordas do instrumento, fazendo com que as virações das cordas sejam transmitidas pro quadro de ressonância.

As travessas são colocadas, e demoram cerca de uma hora para secar a cola.
Depois de secas, as travessas são cortadas, deixando-as mais finas, para que o quadro de ressonância possa trabalhar corretamente quando o piano for tocado.

O quadro de ressonância é posicionado sob uma prensa, onde é colocado um "posicionador", para que a ponte seja fixada no local correto.

O quadro de ressonância é então colado à madeira com o formato do piano.
O piano é colocado de lado, e um cortador modela o "braço" do piano. Logo depois, o piano é lixado, pintado, e polido.

A estrutura de ferro, então é pintada de dourado. O "pinblock" é colocado, nele são posicionadas as cordas, suportando cerca de 20 toneladas de tensão.
As cordas são então colocadas, cada corda gera uma tensão de quase 200kg.

Os "martelos" de feltro são colocados, eles funcionam como se fosse uma "palheta" no piano, atacando as cordas e gerando o som, cada nota possui seu próprio martelo.
Pesos são colocados sobre as teclas, para que cada um seja testada, confirmando o "peso" das teclas. Todas as teclas devem exigir a mesma força do pianista para que sejam tocadas.

Em seguida o piano é afinado, e está pronto para as mãos de um pianista.
Como dito no vídeo, um piano de cauda deste tipo pode custar tanto quanto um caríssimo carro de luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.