quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

How it's made: Como é feito um violão?

Mais uma matéria da série How it's made, do Discovery Channel.
Desta vez vamos ver como um violão é feito, confiram (Inglês):




















Os melhores violões são fabricados com madeiras de árvores de 800 anos de idade. Uma árvore de 800 anos de idade possui perfeito equilibrio entre a flexibilidade para vibrar, e a força exigida  para aguentar a tensão das cordas.

A madeira precisa ser leve, e vibrar bem com o ataque das cordas. A madeira é cortada já com seu formato usando uma prensa de 30 toneladas.

O tamanho do buraco no tampo do violão afeta o som do instrumento, quanto maior o buraco, o som será mais agudo, quanto menor o buraco, o som será mais grave.
Depois do buraco feito, é colocada a decoração do mesmo.

Em seguida, a lateral do violão é feito, para isso a madeira é colocada por cerca de 15 segundos em água fervente. Depois a madeira é posicionada numa prensa térmica com o formato do violão, para fazer a curva,
e então as duas laterais são unidas.

A estrutura é feita posicionando peças de madeira no tampo do instrumento. O posicionamento estratégico dessas peças ajudam o tampo do violão a aguentar a tensão gerada pelas cordas.
A lateral do violão então é colada ao tampo e o fundo do instrumento. Depois de algumas horas até que a cola seque, o corpo do violão passa por um processo de lixamento, e uma máquina mede o angulo em que o braço e o corpo do violão irão se juntar. O ângulo é muito importante para a qualidade do som do instrumento.

O corpo então é pintado, e a escala já vai recebendo seus trastes.
Em seguida é instalado o tensor no braço do violão, e a escala é colada no braço.
O braço do violão e o corpo então são juntos, e o cavalete é instalado e fixado.

Depois de pronto, as cordas são colocadas e o violão, afinado.
Um violão demora cerca de 3 semanas para ser feito, devido ao tempo necessário para que toda a cola se seque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.