sábado, 3 de março de 2012

Aprendiz de luthier da periferia de SP utiliza madeira encontrada no lixão para criar violinos


Desde 2009, quando começou a frequentar aulas de luthieria, David Rocha de 20 anos, busca no lixo a madeira para montar seus próprios instrumentos.
Com a madeira que encontra, David já construiu um alaúde, um cavaquinho, um bandolim, uma rabeca e outro violão, barroco. 
David utilizando madeiras velhas para criar seus instrumentos (Fonte: Folha)
O interesse pela música vem desde criança. Determinado a montar um violino só para ele, David encontrou nos móveis descartados um meio para isso.
"Cada madeira que eu encontrava, mostrava para o professor, para saber se servia", conta David. Ele cursa o último ano do ensino médio e hoje é monitor da oficina de luthieria durante a tarde.
Pelo trabalho, ele recebe uma bolsa de R$ 450 da Fundação Tide Setúbal, que promove o curso no Galpão de Cultura e Cidadania de São Miguel Paulista.
Como não segue as rígidas especificações usadas na fabricação do violino, o que David fabrica está mais para uma rabeca-violino.
"Ele obteve um resultado de qualidade muito rápido para quem está começando", elogia Fábio Vanini, professor da oficina de luthieria.
"A vantagem de ele usar as madeiras do lixão é que elas passaram pela prova do tempo, não vão mudar mais suas características", diz o luthier.
Ideias de reciclagem:
O interesse de David por materiais reciclados pode se tornar uma vantagem, já que o ofício sofre com a falta de madeira nacional disponível.
Segundo Vanini, a maioria dos bons violões é feita com jacarandá-da-bahia, que tem o corte proibido. Ou de mogno, difícil de ser encontrado.
Assista ao vídeo:



















Após assistir ao vídeo, Heber Sanches, professor de violino da Fundação Bachiana, quer convidá-lo para ter aulas na fundação:.
"Bacana o som que ele tira do instrumento. E tem muito luthier que adoraria tê-lo como aprendiz".
Fonte: Folha

Que grande inspiração! Sinto enorme emoção ao ver um jovem tão dedicado, que aparentemente tem pouca instrução e de origem humilde, se dedicando ao complexo mundo da luthieria. Se em apenas 3 anos eles já adquiriu conhecimento e capacidade para desenvolver instrumentos funcionais, prevejo um grande futuro para este rapaz. Dou os meus parabéns! E que ele se torne um grande músico e possa enfim, realizar seu sonho de tocar na Sala São Paulo como um grande instrumentista.
Nós que conhecemos bem a realidade do Brasil sabemos que nada mais do que muita força de vontade pode levar alguém a se tornar um mestre luthier e músico, já que vergonhosamente desprovemos de um plano governamental de incentivo à cultura e música de qualidade.
Boa sorte David!

Um comentário:

  1. oi, gostaria de dizer que amo as postagens desse blog e sempre visito ele, adoro as postagens do johnny-max mas tambem estou gostando mto de suas materias, gostaria de ver mais postagens suas (eni miranda), parabens ao blog por sua qualidade

    ResponderExcluir

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.