segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Q&A: Dicas para se montar uma banda

Estou inaugurando com este post a série Q&A (Questions & Answers, ou em português: Perguntas e respostas). Deixei o e-mail de contato do blog em um dos posts, e recebi algumas mensagens, então decidi tirar algumas dúvidas por aqui.
Vamos inaugurar com uma pergunta muito comum:

Oi Johnny, meu nome é Julio e tenho 17 anos e to montando uma banda com meus amigos, tem umas dicas pra dar pra gente? é nossa primeira banda e ainda não sabemos mto bem oq fazer. Sou fã do blog, parabens pelo seu trabalho.

Montar uma banda é sempre muito díficil por mil e uma razões, ainda mais sendo a primeira banda, você e seus companheiros não têm experiência ainda, e isso poderá atrapalhar vocês logo no começo, talvez fazendo as escolhas erradas, mas isso é mais do que normal, e como dizem: É errando que se aprende.
A maioria das pessoas acham que para montar uma banda só é preciso arranjar umas duas ou três pessoas, e se juntar para tocar pelo menos umas duas vezes por mês. Se fosse fácil assim ninguém mais trabalhava, todos montariam uma banda.

A primeira pergunta que você deve responder é: Estou montando uma banda por diversão/hobby, ou porque quero trabalhar profissionalmente como músico?

Se sua resposta for a segunda opção, saiba que não é um caminho fácil de se conquistar, e este caminho exige muito mais responsabilidade.

São vários problemas que se deve levar em conta, muitas vezes é difícil encontrar integrantes que tenham o mesmo tempo livre que o seu, seja pela escola/faculdade, ou muitas vezes por trabalhos, o que consequentemente, tornará muito difícil coincidir uma folga entre os integrantes para se fazer um ensaio, ou até mesmo apresentações.

Agora temos outro erro muito comum entre os jovens, principalmente entre os iniciantes da música, é o Estrelismo (Também conhecida como "Síndrome de Axl Rose"). Este problema é aquele cara que só começou a tentar tocar um instrumento, ou fingir que canta para tentar comer as menininhas da escola, se acha o dono da banda e de seus integrantes, só ele está certo em suas decisões, e quem pensar do contrário é porque está querendo briga.
Se sua banda tem alguém assim, prepare-se pro fim, pois ele com certeza será o fim da banda.
Como muitos músicos dizem, uma banda é como se fosse um casamento, todos os integrantes precisam trabalhar em conjunto para chegar juntos em algum lugar.

Outro obstáculo é encontrar pessoas que invistam tanto na banda quanto você. Muitas vezes (E eu digo muitas mesmo) você irá lidar com pessoas que não vão estar nem aí pra banda, não será responsável com suas obrigações (Como não tirar uma música, ou não comparecer a um ensaio porque precisa jogar World of Warcraft ou Diablo III).

É preciso ter visão e organização para empreender em uma banda, por exemplo, procure ensaiar frequentemente em dias e horários pré-definidos. Por exemplo, combinem de todo sábado ensaiarem juntos em um estúdio. Para complementar, procurem não ir ao estúdio sem saber o que vão fazer, tenham já tudo preparado, com o "ensaio ensaiado", combinem antes, que músicas vão tocar, o que vão fazer, etc.

Procure não tirar músicas fora do nível dos integrantes da banda, procurem começar sempre por músicas mais fáceis, mesmo que os integrantes toquem bem, isso porque, além das músicas serem mais fáceis de serem executadas, vocês conseguirão dominá-las em muito menos tempo, conforme tiverem bastante músicas no repertório, vão tirando músicas mais complicadas e difíceis, pois embora tomem mais tempo para serem tiradas com maestria, vocês já terão várias músicas prontas no repertório de vocês.
Esta estratégia ajuda até mesmo para marcar as primeiras apresentações, ajudando também a conseguir seus primeiros contatos profissionais.

Espero que esta resposta seja útil para você, e também para muitas outras pessoas,
qualquer dúvida escreva um comentário.
Caso tenha uma pergunta, mande um e-mail para: contato.guitarra-e-musica@hotmail.com
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido Spam ou comentários ofensivos.